“Quando alguém está verdadeiramente preparado para uma situação, ela acaba acontecendo.”

Autor Desconhecido (Think and Grow Rich) 

Comumente a palavra riqueza é interpretada como sinônimo de abundância de dinheiro. Tal conceito pode ser aplicado em situações na qual o dinheiro é o ponto chave da questão. Contudo, a riqueza pode se manifestar em nossas vidas de diferentes formas, tais como por meio de uma saúde exemplar, da contemplação do bem-estar de uma pessoa amada ou por meio de conquistas que para o indivíduo envolvido representam um significado importante, mas pra os seus “telespectadores” apenas conquistas comuns, efeitos do capitalismo comum de cada dia.

 

Think and Grow Rich, publicado em português com o título “Quem Pensa Enriquece”, traz como objetivo elucidar ao leitor as técnicas aplicadas por “homens de sucesso” que os fizeram conquistar o mundo no qual viviam. Histórias de pessoas como Henry Ford, Thomas Edison e John Pebertom são relatadas com o intuito de causar esperança no leitor, pois segundo o autor, “o sucesso” depende unicamente de quem o almeja.

O livro possui ao todo 15 capítulos, divididos estrategicamente de acordo com os 13 passos necessários, segundo o autor, para se realizar qualquer objetivo imposto. Ao longo dos capítulos, diversos contos e ensinamentos são passados, incluindo dicas de áreas de negócios promissoras e futuras tendências para o mercado capitalista. Para um livro escrito em 1966, o conteúdo é bastante atual. O seguinte trecho foi retirado de um dos capítulos: 

“Cantores e apresentadores que hoje poluem o ar com piadinhas e risinhos tolos cederão lugar a verdadeiros artistas, que interpretarão programas cuidadosamente planejados para divertir e servir à mente dos ouvintes.

Eis aí um campo de ótimas oportunidades, pedindo socorro e protestando pela maneira como ven sendo mal trabalhado por falta de imaginação.”

O trecho anteriormente destacado está presente no capítulo relacionado à influência da imaginação na concretização de uma ideia ou projeto. Característica considerada essencial em qualquer área de atuação do século XXI, o autor critica a falta dela nos programas de rádio da época, demonstrando indignação pelo fato de pessoas que não demostram desejo ocuparem cargos que requerem doses diárias, consideráveis, de abstração e brilhantismo.  

Portanto, se você está em busca de diretivas e conselhos, profissionais e pessoais, para alcançar os objetivos impostos na sua vida, Napoleon Hill, por meio desta coletânea de experiências, poderá te ajudar. No mínimo, após a leitura deste best-seller capitalista, seus objetivos a curto e longo prazo serão delineados e na melhor das hipóteses definidos, o que fará de você, segundo o autor, membro de um grupo seleto de pessoas que sabem o que querem da vida.